Marcos Palácios apresenta seis características do Jornalismo desenvolvido para a Web. São elas:
1) Multimidialidade – Refere-se a concentração de textos, sons, imagens, vídeos, simulações e animações na narração do fato jornalístico. Isso se torna possível através do processo de digitalização e posterior circulação. Um exemplo: www.ibahia.com
2) Interatividade – A notícia on-line tem a capacidade de fazer com que o leitor sinta-se parte do processo jornalístico, através de e-mails ou pela própria opinião do leitor no jornal. Um exemplo: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3169241-EI10378,00-Brasil+ja+soma+medalhas+nos+Jogos+Paraolimpicos+de+Pequim.html
3) Hipertextualidade – Interconexão de textos através de links. Usados em sites de busca, a hipertextualidade possibilita o acesso a outros links aumentando a informação trazida sobre determinado assunto. Um exemplo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u442801.shtml
4) Customização do Conteúdo/Personalização – Consiste na configuração de produtos jornalísticos de acordo com interesses individuais. Pode ser feito através de uma pré-seleção de assuntos, bem como pela hierarquização e escolha do formato de apresentação visual. Um exemplo: http://news.google.com.br/
5) Memória – O acúmulo de informação é mais viável na Web do que em outras mídias, mesmo porque na Internet os custos são menores e tudo pode ser armazenado em arquivos. Um exemplo: http://info.abril.com.br/arquivo/index.shl
6) Instantaneidade/Atualização Contínua – Notícia atualizada minuto a minuto. Tem como característica a rapidez do acesso, combinada com a facilidade de produção e de disponibilização. Isso possibilita o acompanhamento contínuo em torno dos assuntos jornalísticos. Um exemplo: http://www.terra.com.br/capa/
Eu só sei de uma coisa...
Há 12 anos
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