segunda-feira, 20 de outubro de 2008


Aqui tem forró com alegria



Adelídio Oliveira era um menino baixo, franzino, que desde cedo passou a conviver com os problemas da seca do nordeste. Nasceu em Barreiros, pequena cidade do interior da Bahia e distrito de Riachão do Jacuípe (a 220 km de Salvador) no dia 12 de outubro de 1972. Hoje, aos 36 anos, ele é Del Feliz!

Cantor e compositor, começou a trabalhar aos 8 anos de idade, sem deixar os estudos de lado. Quando criança já vendeu frutas na feira, catou lata velha, trabalhou em fábrica de cerâmica. Após isso, já foi vaqueiro, pintor, locutor, ajudante de pedreiro, vendedor, cambista, escritor, telefonista, fotógrafo, digitador e agricultor. Aprendeu com cada profissão e traz hoje, consigo, um pouquinho de cada no coração.

Formado pela “universidade da vida”, aos 17 anos ele largou sua cidade natal para trabalhar em Riachão do Jacuípe como locutor. Depois de um tempo, foi para Salvador. Sua carreira como cantor começou aos 28 anos. Ele começou viajando por algumas cidades e foi divulgando suas canções nas rádios. As composições dele são baseadas no nordeste e aborda os problemas e as alegrias vividas pelo povo dessa região.

A experiência de tocar com grandes nomes do forró já foi vivida por ele. Del já dividiu o palco com Dominguinhos, Amorosa, Alcymar Monteiro, Adelmário Coelho, Flávio José, entre outras feras. Para ele, tocar com esses artistas foi maravilhoso e todos, de alguma maneira, marcaram sua vida.

Além de ter tocado com grandes músicos, ele também já tocou para grandes públicos. Durante a temporada de São João, ele chega a fazer mais de 20 shows pelo interior da Bahia e pelo nordeste. Seu maior público foi no show realizado em Aracaju, com cerca de 130 mil pessoas.

Esse ano, Del teve seu show escolhido como o melhor do São João de Cruz das Almas. Mesmo competindo com Daniel, Cavaleiros do Forró, entre outros, ele conseguiu ficar em primeiro lugar no gosto do público. “Quando soube da notícia senti uma alegria muito grande, foi uma felicidade sem tamanho. Inclusive aumentou a expectativa para no ano que vem fazer um show à altura ou melhor que esse”, afirma.

Ele já gravou oito CD’s e um DVD, o “Ao Vivo Amargosa”. Atualmente está divulgando o “Forró Enredo”, seu novo disco. O álbum conta com a participação especial de Geraldo Azevedo, de quem recebeu o título de criador do “forró enredo”. “Geraldo disse que ‘minhas letras estão para o forró, assim como o samba enredo está para o samba’. Isso pra mim é uma responsabilidade muito grande”, declara Del.

Esperamos que tenham gostado do nosso artista de hoje.
Nossa próxima biografia será de Junior Luiz, do grupo Batifun.

Abraços,

Malany e Mariana

Nenhum comentário: